Aftas: Saiba como Tratar e Prevenir esse Problema

A afta é uma pequena úlcera ou ferida branco-amarelada com contorno avermelhado não muito profunda que pode surgir em diversos pontos da boca

Podem surgir aftas na língua, nas bochechas, nas margens dos lábios e até mesmo na garganta. “Essas lesões podem ser bem dolorosas e incomodar o paciente na hora de ingerir alimentos” explica a Dra. Bruna Conde, cirurgiã dentista e especialista em saúde bucal. 

A afta é considerada a mais comum entre os problemas bucais, começa a se manisfestar já na infância, persite na fase adulta e acaba se tornando um pouco mais rara com o avançar da idade. Alguns de seus sintomas inclui ardor, coceira, vermelhidão e dor no local. 

A Dentista Antenada fala também que as aftas não são contagiosas, e as causas para o seu surgimento podem ser diversas, uma delas está relacionada com um sistema imunológico deficiente. “Fatores como estresse e ansiedade, alterações hormonais, alergia a alimentos, traumas fisícos causados por mordidas, alimentos pontiagudos, consumo em excesso de refrigerantes, medicações, problemas estomacais, problemas gastrointestinais, má higiene bucal, aparelhos dentários e o consumo de alimentos ácidos podem levar ao surgimento das aftas.” completa a Dra. Bruna Conde. 

A afta pode dificultar a ingestão de alimentos e até mesmo a fala. A Dentista Antenada também ressalta que a maioria das aftas desaparecem por conta própria dentro de uma ou duas semanas. “Alguns tratamentos, incluem manter uma boa higiene bucal, pomadas, medicamentos e laserterapia pode ajudar na dor e na rápida cicatrização. Meus pacientes sentem alivio imediato quando realizo essa técnica em consultório. “ complementa a Dra. Bruna.

Segundo a Dra. Bruna Conde, é de extrema importância evitar comer alimentos ácidos e condimentados enquanto a afta ainda não tiver desaparecido, como limão, kiwi, tomate e abacaxi, por exemplo, e manter uma boa higiene bucal diariamente. Porém, se a afta persistir por mais de duas semanas ou ter uma alteração muito nítida de tamanho, aparece com muita frequência ou leve a complicações como infecções por bactérias, é importante a ida em um profissional especialista para uma avaliação clínica.


Dra Bruna Conde

Cirurgiã Dentista - CRO SP 102038 "Sou uma dentista antenada e busco estar ligada em tudo o que faz bem para a nossa saúde." Há mais de 10...

Veja o perfil completo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.