Alimentos Ultraprocessados Escassos em Água

O corpo de uma pessoa adulta possui 50% de água e na infância temos 75% de água.

A quantidade de água que precisamos consumir diariamente varia de acordo com a idade, peso, atividade física, temperatura e o clima do lugar que se vive. Para algumas pessoas o consumo de dois litros de água pode ser suficiente, mas outras pessoas precisarão de mais, média de 3 a 4 litros, como os esportistas.

O balanço diário de água é controlado pelo nosso cérebro por super sensores e que atuam também em diferentes partes do nosso corpo. Esses alarmes nos fazem sentir sede e nos fazem ingerir líquidos, para repor a água que utilizamos ou eliminamos. Observar para os primeiros sinais de sede é muito importante para nossa saúde.

Os alimentos minimamente manipulados e nas preparações desses alimentos têm alto conteúdo de água. Exemplo: média 80% a 90% de água possuem as frutas, média de 90% do seu peso em água tem as verduras e legumes cozidos ou crus na forma de salada; o macarrão, a batata ou a mandioca têm cerca de 70% de água após o cozimento; a nossa comida predileta arroz com feijão é constituído de dois terços de água. Quando nossas refeições são baseadas no consumo desse alimentos, é usual que eles nos forneçam cerca de metade da água que precisamos ingerir.

Já os alimentos ultraprocessados tem geral pouquíssima água, exatamente para que sua preservação nas gondolas seja mais duradoura possível. Este é o caso de salgadinhos “de pacote” e biscoitos que costumam ter menos do que 5% de água na sua composição. Quando as pessoas consomem refrigerantes elas acham que estão se hidratando, mas essa água contém açúcar e adoçantes artificiais e vários aditivos, razão pela qual não podem ser considerados fontes adequadas para hidratação.

Devemos estar sempre atentos a nossa ingestão diária de água, item importante para mantermos nossa qualidade de vida.

Fontes:

Biblioteca.ibge.gov.br

Ministério da Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *