Aprender Brincando: Caixa Interativa Oferece Atividades Divertidas

Brincadeiras do mundo físico e digital voltadas para crianças de 2 a 5 anos

Montar um capacete de astronauta, criar um cineminha ou encaixar o nariz do palhaço. Essas e outras atividades divertidas fazem parte de um produto que chega ao mercado brasileiro para reunir as famílias em torno de uma missão ainda mais importante para a criançada: “Aprender brincando”.

A novidade foi desenvolvida pela FTD Educação, uma das maiores empresas de soluções educacionais do país, com 120 anos de história. O principal diferencial do Ei! experiências inter@tivas é que o produto possui fundamentação pedagógica, ancorada nos preceitos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e das neurociências, com foco no desenvolvimento de habilidades cognitivas, motricidade, lateralidade, expressão e oralidade, entre outros. Também trabalha conceitos como protagonismo da criança, inclusão e sustentabilidade. Os toolkits foram desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar.

O Ei! experiências inter@ativas é formado por caixas exclusivas (ou toolkits) com diversos materiais, especialmente elaborados para estimular o desenvolvimento de diferentes habilidades dos pequenos de maneira lúdica. Além das atividades do mundo físico, a família ainda tem acesso a um aplicativo repleto de conteúdos digitais para complementar as propostas. São jogos, vídeos, áudios, imagens e muito mais!

A interação familiar é outro ponto de destaque. A participação dos pais, avós, tios, primos ou irmãos mais velhos é promovida de uma maneira leve e divertida, proporcionando momentos de aprendizagem com muita descontração. As caixas contêm diversas atividades que podem ser desenvolvidas durante um ou dois meses, de acordo com a utilização da família.

Vale destacar que a caixa interativa permite inserir a criança de forma comedida e segura na cultura digital, imprescindível para o seu pleno desenvolvimento no mundo atual. A experiência que o Ei! oferece também considera a capacidade de resolução de problemas e o trabalho com outras metodologias ativas, como ensino por investigação e aprendizagem colaborativa.

A experiência digital no aplicativo do Ei! conta com a narração e a ajuda de seis personagens, com nomes que remetem ao universo online: Tag, Selfie, Like, Trailer e Zoom, que se relacionam aos campos de experiências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e Fake, o antagonista que está sempre arrumando confusão.

O grande diferencial é que o Ei! é voltado para o aprender brincando, com intencionalidade pedagógica. A caixa interativa busca fazer com que as crianças desenvolvam habilidades esperadas para aquela faixa etária, com linguagem simples e objetiva – o que não tira a utilidade em relação aos aspectos educacionais. São atividades lúdicas que estimulam o brincar”, destaca Natalia Taccetti, gerente de conteúdo de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental da FTD Educação.

Conteúdo divertido e educativo

Os dois primeiros lançamentos do Ei! experiências inter@tivas são as caixas “Deixa Rolar!”, para crianças de 2 e 3 anos; e “Galáxia na Caixa”, para crianças de 4 e 5 anos. Cada toolkit apresenta missões que trazem atividades ou desafios para a criança realizar utilizando os materiais do kit físico. Pelo aplicativo dá para acompanhar o passo a passo para fazer a atividade. Os kits incluem materiais impressos para montar objetos, moldes, entre outros.

Cada toolkit apresenta materiais únicos e personalizados para as propostas correspondentes. Na caixa “Deixa rolar!”, por exemplo, a criança vai descobrir que com formas circulares é possível brincar, pintar, jogar etc. Além disso, vai trabalhar as emoções. Já no toolkit “Galáxia na Caixa”, ela vai explorar os diversos elementos que existem no céu, além de poder soltar a imaginação ao contar e recotar histórias.

As próximas caixas serão “Animais da Fazendinha” (destinada a crianças de 2 a 3 anos de idade) e “Cineminha” (para os pequenos de 4 a 5 anos).

O Ei! experiências inter@tivas chegou para transformar a forma como você brinca com as crianças em casa e para promover uma relação saudável com a tecnologia. Não é lição de casa, mas é uma forma de aprender e desenvolver habilidades importantes, de maneira lúdica e pedagógica. A criançada vai aprender brincando e de quebra vivenciar experiências únicas em família”, completa Natalia Taccetti.

Fonte: a FTD Educação – Há 120 anos, a FTD Educação tem como missão transformar o futuro por meio da Educação, pensando além e inspirando a descoberta, a escolha, a liberdade e a cidadania. Reconhecida como uma empresa inovadora, parceira, flexível e humana, é movida pelo slogan “Conectamos Histórias. Construímos Futuros”.

Deixe um comentário