Barriguinha Proeminente Denuncia Riscos para a Saúde já que a Circunferência Abdominal é um Grande fator para Doenças Metabólicas

Problema universal, a barriguinha proeminente é um pesadelo para homens e mulheres de todo o mundo e que costuma ser difícil de eliminar.

Até mesmo pessoas magrinhas podem apresentar aquele volume desagradável na região da cintura. E, indo além da questão estética, a barriga proeminente pode ser um sinal de doença metabólica — o que requer atenção especial dos médicos para evitar doenças mais sérias, como as cardiovasculares, diabetes, hipertensão etc.
 

“A forma como a gordura se acumula na região abdominal diz muito sobre o tipo de problema que pode causar na saúde. Por isso, é preciso a avaliação médica sobre os riscos e também sobre qual o melhor tipo de tratamento e dieta para eliminá-la”, conta a médica nutróloga especialista em emagrecimento Dra. Ana Luisa Vilela, da capital paulista.
 

Para saber quais são os tipos de barriguinha mais comuns, é preciso ter atenção as características:
 

Ampulheta: Aquela com cintura mais fina e acumulo de gordura no quadril. Esse tipo apresenta menos risco metabólico desde que haja mudanças nos hábitos de vida. Como eliminar: As enzimas, para este caso, pode ser a grande aliadas para ajudar a eliminar esse acumulo.

Pochete: é aquela gordurinha incômoda que aparece só na frente, principalmente abaixo do umbigo. “Essas pessoas tendem a engordar mais na barriga e menos em outras áreas do corpo”, fala a médica.

Como eliminar: Para eliminar essa protuberância, podem recorrer a tratamentos com aplicação de enzimas e uso de aparelhos, além de dietas ricas em fibras e pouca gordura”, diz a nutróloga. Bebidas alcoólicas e gaseificadas devem ser evitadas por pessoas com esse tipo de gordura abdominal.

De cerveja: É aquela barriguinha proeminente. Dura e com pouca gordura no subcutânea e mais gordura visceral. Ela aumenta o risco de doenças cardíacas e gordura hepática (no fígado).

Como eliminar: O tratamento pode ser feito com medicações e mudanças nos hábitos e eliminação dos vícios pela bebida além do tratamento de enzimas orais.

Avental: Barriga muito flácida, comum pós gestação ou após grande perda de peso. Ela normalmente é aumentada pelo excesso de pele.

Como eliminar: Exercícios físicos e dieta balanceada são os aliados para então entrar com possível cirurgia plástica ou tratamentos estéticos que eliminem o acumulo de pele. “De modo geral, a má digestão também pode deixar a pessoa com a barriga inchada. Para solucionar, é preciso uma mudança de hábitos: deve-se mastigar bem os alimentos, se alimentar com calma, priorizar alimentos digestivos, como abacaxi e chás e evitar aqueles que incham, como embutidos, leite, enlatados etc.”, ensina a médica.

Fonte: Dra. Ana Luisa Vilela – Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Itajubá — MG, especialista pelo Instituto Garrido de Obesidade e Gastroenterologia (Beneficência Portuguesa de São Paulo) e pós graduada em Nutrição Médica pelo Instituto GANEP de Nutrição Humana também na Beneficência Portuguesa de São Paulo e estágio concluído pelo Hospital das Clinicas de São Paulo — HCFMUSP. Hoje, dedica-se a frente da rede da Clínica Slim Form a melhorar a autoestima de seus pacientes com sobrepeso com tratamentos personalizados que aliam beleza e saúde. draanaluisavilela


Deixe um comentário