Batata, Couve e Peixe

A partir dos 6 meses, os alimentos complementares, especialmente preparados para a criança, são chamados de alimentos de transição;

A partir dos oito meses de idade e para alguns especialistas um ano de idade, a criança já pode receber os alimentos preparados para a família desde que sem temperos picantes, conservantes, temperos prontos e devem ser amassados ou servidos em pequenos pedaços.

Porém, com a correria do dia a dia muitas mamãe preferem preparar separadamente os alimentos de seus bebês, mesmo para os mais crescidinhos e congelar, assim, numa eventualidade da família optar por uma refeição não tão adequada para seus pequenos, vão ter sempre à mão a refeição do bebê pronta.

Por isso, todos os cardápios sugeridos à seguir foram elaborados com ingredientes que podem ser levados ao freezer.

O que é bom saber:

A comidinha salgada deve conter um alimento do grupo dos cereais ou tubérculos, uma das hortaliças (folhas ou legumes) e um do grupo dos alimentos de origem animal (frango, boi, peixe, miúdos, gema de ovos) ou das leguminosas (feijão, soja, lentilha, grão de bico);

Quando for utilizar farinhas, como milho, trigo, arroz ou mandioca, preferir aquelas que são enriquecidas com ferro e vitamina A;

Consistência da Alimentação:

A alimentação deve ser espessa e oferecida de colher. Pode ter consistência pastosa de papa ou purê e deve ser gradativamente elevada a consistência até chegar a alimentação da família.

Os alimentos oferecidos à criança devem ser preparados especialmente para ela. Devem ser bem cozidos e a água utilizada deve ser fervida, filtrada ou mineral. No cozimento deve sobrar pouca água na panela, ou seja, os alimentos devem ser cozidos em água suficiente para amaciá-los.

Ao colocar os alimentos no prato, amassa-los com garfo, não há necessidade de passar na peneira. A utilização do liquidificador é totalmente contra indicada porque a criança está aprendendo a distinguir a consistência, sabores e cores dos novos alimentos, além do que os alimentos liquidificados não vão estimular o ato da mastigação.

Batata, Couve e Peixe

Ingredientes:

  • 1/2 k batata descascada e bem picadinha
  • 250 grs filé/posta de peixe (robalo ou cação)
  • 1 colher (sobremesa) azeite
  • 1 colher (chá) cebola bem picada
  • 1 colher (café) alho bem picado
  • 1 pitada de sal
  • 2 folhas de couve bem picadas
  • 1 colher (chá) salsinha

Modo de preparar:

Numa panela aqueça o azeite e coloque a cebola e o alho e mexa até dourar. Acrescente o peixe e o sal. Mexa novamente até desmanchar. Coloque a batata e preencha com água até cobrir. Mexa e tampe a panela sempre observando até a batata amolecer. Em seguida coloque a salsinha e a couve picada e refogue. Assim que amolecer, desligue o fogo.

Receita porDenise Donadio Castilho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *