Brasileiro mais Novo a Entrar para Sociedade de alto QI Inglesa

O menino Elio Henrique Santis Dalferth, de apenas 5 anos, é o brasileiro mais novo a entrar para uma das sociedades de pessoas de alto QI no mundo, a “Mensa”, da Inglaterra.

Nascido e residente em Marabá, no interior do Pará, o pequeno gênio aprendeu a falar inglês antes mesmo do idioma do seu país, conforme revelou sua mãe, Brenda Santis.

“Mesmo morando no Brasil, ele primeiro falou inglês. Aprendeu sozinho e até hoje ele usa a sintaxe do inglês no português. Desde os 2 anos ele usa o inglês pra se comunicar”, revelou.

Brenda pontuou que o interesse do menino é por galáxias e que ele faz cálculos sem visualizar os números. “Ele gosta muito de jogos de lógica e é extremamente sensível à cenas de sofrimento com pessoas ou animais. Isso nos chama a atenção”, completou.


Sobre isso, Brenda conta que uma vez ele foi assistir o espetáculo do “Rei Leão” e quando começou a cena das hienas tentando pegar o leão o Elio já se incomodou.

“Na cena da debandada que o Mustaphar vai morrer, tive que sair da sala porque ele pediu desesperadamente para não ficar. Começou a chorar”, disse.

Outra curiosidade da vida do pequeno gênio revelado pela sua mãe foi que ele sabe que o Elon Musk (SpaceX) constrói foguetes e que “por isso Élio fala que vai com ele para Marte”.

Voltando ao desenvolvimento da criança que mesmo nascendo no Brasil falou primeiro inglês do que português, Brenda garantiu que agora que ele está na Mensa a família vai usar o apoio para construir um planejamento para o seu desenvolvimento cognitivo e psico-emocional.

“É um uma joia sendo lapidada. Estamos cuidando dele com muita atenção”, comemorou.

Sobre Elio Henrique


Aos 2 anos Elio Henrique já reconhecia figuras geométricas e aos 3 reconhecia e identificava figuras geométricas mais complexas.

Primeiro ele falou inglês e depois português. Até hoje muito da sua fala mistura as duas línguas.

Élio conhece com razoável profundidade todos os planetas do sistema solar, identificando as quantidades de luas dos planetas que as possuem, além de entender sobre a variação das galáxias no universo e a existência de buracos negros e de estrelas maiores que o sol.

Todo o conhecimento de Elio foi adquirido por ele mesmo, ninguém o ensinou. É um autodidata genuíno. Em julho deste ano ele fez 5 anos e já aprendeu – por ele próprio – a ler em inglês e português.

O gênio nasceu e mora em Marabá, interior do Pará, ama dinossauros, mas a sua maior expectativa é conhecer Elon Musk, para viajar com ele até Marte.

Elio já foi submetido a testes que apontaram 145 de QI e em uma variação essa pontuação chegou a 156, superando 99% dos superdotados da sua idade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.