Carnaval: Saiba como Evitar o Desconforto das Dores

Quer saber como reduzir e até se livrar dessas dores no carnaval?

Faltam poucos dias para o carnaval, mas alguns blocos já estão agitando o fim de semana de quem é folião de carteirinha. Com o calendário cheio de eventos é difícil sair ileso daquela dorzinha incômoda depois de tanta agitação e horas em pé. 

Seja desfilando nos carros alegóricos, a pé ou até participando dos bloquinhos de rua, ninguém está livre de passar por algum desconforto causado pelas dores nos pés e nas pernas, afinal o corpo não está acostumado com essa rotina.

Segundo Raquel Silvério, fisioterapeuta e diretora clínica do Instituto Trata, unidade de Guarulhos, é possível evitar a dor nos pés se a pessoa optar por calçados confortáveis, tênis e até um sapato acolchoado.

“Para aqueles que acham que a rasteirinha é uma boa opção também, já deixo o alerta de que essa é uma grande enganação, esse calçado não é uma boa saída por conta do alto risco de pisões que podem causar pequenas fraturas e por ter o solado totalmente horizontal, fazendo com que haja uma sobrecarga na região lombar. ”, informa a fisioterapeuta.

Além das opções mais confortáveis de calçados, o alongamento também pode ser um grande aliado para evitar contraturas musculares e tendinites por esforços repetitivos.

“Se possível, faça um breve alongamento dos membros inferiores antes e depois da folia. Isso irá ajudar a evitar lesões musculares. Também é interessante manter os membros inferiores elevados durante pelo menos uma hora. ”, comenta Raquel Silvério.

Mesmo com essas dicas, a fisioterapeuta alerta que se nenhum desses cuidados evitar aquela dor de fadiga muscular, nos primeiros três dias pode ser aplicado gelo sobre a área dolorida e em seguida compressas mornas.

Fonte: Raquel Silvério é fisioterapeuta (Crefito: 116746-F) e Diretora Clínica do Instituto Trata, Unidade de Guarulhos, a profissional possui especialização em fisioterapia músculo esquelética pela Santa Casa de São Paulo, além de formação em terapia manual ortopédica nos conceitos Maitland, Mulligan e Mckenzie e forte experiência em tratamentos da coluna vertebral.

Deixe um comentário