Durante as viagens, os pais devem ficar muito atentos às comidas da região. Muitas vezes as crianças não estão acostumadas aos temperos ou ao modo de preparo dos alimentos. É bom ir com calma, testando o paladar e a aceitação da criança.
Quando as crianças viajam para outros lugares bem diferentes dos quais está acostumada é necessário tomar muito cuidado com o que vão comer, pois as comidas são muito temperadas. Algumas regiões abusam da pimenta ou ingredientes aos quais nem o adulto e nem a criança estão acostumados. E também é bom ficar atento a procedência dos alimentos e a higienização do lugar. “É bom evitar as barraquinhas que ficam espalhadas pelas ruas e que vendem comidas”, orienta a nutricionista Juliana Mauri.
Crianças com alergia alimentar ou intolerância alimentar não devem experimentar esses alimentos apimentados, com temperos fortes.
Os cuidados valem para qualquer região do Brasil e para viagens ao exterior. Pedir indicações sobre restaurantes para pessoas que já conheçam o lugar é uma boa maneira de evitar intoxicações alimentares.