Crianças No Sol: Proteção Deve Começar Desde Cedo

Especialistas dão dicas para pais darem exemplo e estimular o hábito nos pequenos

Os primeiros meses do ano trazem altas temperaturas e muitos momentos de brincadeira ao ar livre. No entanto, a exposição ao sol pede cuidados para todas as idades e em especial para bebês e crianças, pois têm a pele mais sensível e suscetível a queimaduras.

Bons hábitos vêm do exemplo

Ensinar, desde cedo, a importância de se proteger do sol é um hábito que vai beneficiar a criança e também reduzir brigas na hora de passar filtro solar ou usar roupas e acessórios adequados. De acordo com Camila Obrezut, auxiliar de Pronto Atendimento do Colégio Marista Pio XII, o ideal é começar dando um bom exemplo: “se o filho observa que os pais usam filtro solar diariamente, ou passam constantemente quando estão na praia por exemplo, vai entender que é um hábito importante a ser seguido”, explica. O mesmo vale para os acessórios, como camisetas com proteção UV, boné ou chapéu e óculos de sol.

Dessa forma, as informações passadas pelos pais ganham reforço por meio do exemplo. Então a dica é: aplicar filtros solares com fator de proteção 30 de 2 em 2 horas quando exposto ao sol; contar com acessórios para proteger o rosto e o corpo e manter o corpo hidratado, seja com água, água de coco ou sucos.

Tempo certo

Apesar da vontade de aproveitar os dias de sol, é importante ficar atento ao relógio. “Preferir o sol da manhã e do fim da tarde é o melhor para a saúde da pele. Evitar a exposição entre 10h e 16h ajuda a prevenir queimaduras e outros problemas de pele”, alerta  Silvinha Batista, auxiliar de pronto atendimento do Colégio Marista Pio XII. 

De olho no filtro

Para adultos e crianças a recomendação é sempre preferir protetores solares com fator de proteção igual ou superior a 30. Entre os seis meses e dois anos de idade o ideal é usar protetores do tipo físicos, que trazem no rótulo o termo “baby” ou “mineral”. Esses produtos geralmente têm óxido de zinco ou dióxido de titânio que agem como bloqueadores de radiação solar. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.