Dia 31 de outubro é Dia do Saci você sabia?

Lei Federal n.º 2.479, instituiu o 31 de outubro como o Dia do o Saci-Pererê.

Cada vez mais a comemoração do Halloween toma conta do calendário das crianças. Mas o dia 31 de outubro também celebra uma figura folclórica muito famosa no Brasil: o Saci-Pererê.


Ilustração do livro O Saci-Pererê, da Editora FTD

A lenda

Por volta do século XVII no Brasil começaram surgir as histórias sobre o Saci. Ao chegar no Norte do país ele foi adquirindo as características atuais: um menino de uma perna só (a outra perna teria sido perdida em um embate de capoeira), que se move em um redemoinho e de gorro vermelho. Gosta de esconder objetos das pessoas, dar nó nas crinas e rabos dos cavalos, azedar os alimentos e pregar muitas peças. A entidade é muito sapeca mas também protetora das florestas.

De acordo Marli Mendes de Campos, professora de Arte do Colégio Marista Anjo da Guarda, comemorar a data é importante para valorizar a cultura brasileira e a nossa identidade. “As histórias de traquinagens do Saci eram contadas pela da minha avó e nos duas acreditávamos nelas. Devemos fazer brincadeiras que estimulem a imaginação das crianças nesse dia tão especial do nosso folclore”, aconselha.

O escritor Monteiro Lobato foi um dos responsáveis por disseminar a lenda por meio dos livros “Sítio do Pica-pau Amarelo”. Mais tarde, foram criados desenhos e programas de televisão que promoveram a divulgação da lenda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *