Especialista Explica como é Possível Armazenar as Sobras das Festas no Final do Ano

Nutricionista esclarece que o congelamento deve considerar as características e tempo de preparo de cada alimento


Alimentos podem ser preservados no refrigerador por tempo determinado/DIVULGAÇÃO

Preparar uma mesa farta é uma tradição nas festas de final de ano do Brasil, mas é preciso ter responsabilidade e evitar o desperdício. Para isso, congelar alimentos é uma boa opção para conservar o que sobrou das refeições de Natal e ano novo.

A coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, professora Karoline Honorato Brunácio, informa que, em geral, o congelamento retarda significativamente todos os processos químicos e microbiológicos que deterioram a comida. No entanto, esse processo exige atenção.

“O indicado é servir apenas o que será consumido na hora e deixar o restante na geladeira, para aquecer quando for à mesa”, explica a docente. “Em linhas gerais, quase todos os alimentos suportam o congelamento, mas isso deve ser feito com porções individuais ou familiares, para uso em uma única refeição. Não é recomendado fazer isso se a comida ficou exposta por mais de 1h em temperatura ambiente”, alerta.

De acordo com a nutricionista, antes de colocar refeições prontas no congelador, algumas condições devem ser observadas. “O alimento deve estar em condições adequadas de consumo, e para isso, o ideal é que o seu preparo siga as regras básicas de higiene. Os utensílios utilizados devem estar limpos e o aspecto dos ingredientes precisam estar bons, assim é possível evitar as chances de uma intoxicação alimentar, por exemplo”, orienta.

A exceção está nas folhas cruas usadas no preparo de saladas, a maionese, os cremes à base de amido e de leite e ovos inteiros com casca. Nunca se deve “recongelar” o alimento que foi descongelado. Após o degelo, os microrganismos começam a se multiplicar novamente. Para descongelar, o indicado é deixar a porção na geladeira por 12h e, depois, levá-la para ser aquecida no forno ou micro-ondas. “No fogão, o processo pode ser feito diretamente no fogo”, afirma.

A organização é um passo fundamental no processo e a validade do alimento congelado depende de características diversas, podendo variar entre 1 e 12 meses. Para consulta, é preciso verificar a etiqueta de identificação do produto, com sua data de validade.

Confira algumas dicas de tempo para conservação dos alimentos no congelador.

– Frutas oleaginosas: 12 meses

– Bolo simples: 6 meses

– Bolo recheado: 1 mês

– Pernil: 2 meses

– Tender: 4 meses

– Chantilly: de 2 a 4 meses

Fonte: Anhanguera – Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.

Deixe um comentário