Ginecologista esclarece as principais dúvidas que ocorrem durante a gravidez

Especialista traz informações para sanar questionamentos comuns ao longo da gestação

(Imagem: Adobe Stock)

Desde o momento da descoberta, a gravidez é motivo de alegria para a família. Independentemente se é uma mamãe de primeira viagem ou se já teve outro (s) filho (s) anteriormente, esse acontecimento é sempre muito especial e traz consigo inúmeras mudanças.

Ao longo dos próximos nove meses, tudo que ocorrer com o corpo da mãe pode afetar diretamente o bebê. Sendo assim, é comum que surjam muitas preocupações sobre realização de tarefas do dia a dia, para que o bebê não seja prejudicado. Com o intuito de auxiliar durante o período, Dr. Renato de Oliveira, ginecologista e obstetra, esclarece dúvidas mais comuns durante a gestação.

Confira:

• ” Posso praticar exercícios físicos? “

Muitas mães se questionam sobre a prática de exercícios físicos, pois há o receio de prejudicar o bebê de alguma forma. Dr. Renato explica que algumas atividades são benéficas e ajudam a fortalecer a musculatura e o corpo da mulher para antes, durante e depois do parto. Porém, alguns não são muito indicados: “Não são todas as atividades físicas que são recomendadas durante a gravidez. As que demandam muito esforço ou que têm risco de acidentes, devem ser evitadas”, indica.

• ” Pode dormir de bruços?

O especialista comenta que as grávidas podem dormir de bruços, desde que não haja nenhum incômodo na barriga ou na coluna. “O único problema é que o volume abdominal aumenta bastante a partir do 4º mês, o que torna mais difícil de dormir nessa posição. Deitar virada para o lado, com uma perna esticada e outra dobrada, pode ser mais confortável”, ressalta.

Outra dica sugerida pelo médico é usar um travesseiro pequeno entre as pernas, e um grande para apoiar a barriga e tirar o peso, evitando dores musculares.

• ” Pode tomar café durante a gravidez? “

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o recomendado é reduzir ao máximo a ingestão de bebidas com cafeína, incluindo chá preto, chá mate e refrigerantes durante a gestação. “Elas estão associadas às queixas frequentes entre grávidas, como a azia, e podem conter corantes artificiais e outras substâncias prejudiciais ao bebê”, comenta.

• ” Têm alimentos que devem ser evitados? “

Ao longo da gestão é necessário ter cuidados especiais com a alimentação. “Diversos alimentos podem prejudicar o desenvolvimento do bebê e a saúde da gestante, entre eles os com excesso de açúcar, peixes crus, frutas e legumes mal lavados e leites e queijos não pasteurizados, pois podem estar contaminados”, comenta Dr. Renato. Para estabelecer um cardápio saudável, o ideal é buscar o acompanhamento de um nutricionista.

acompanhamento de um nutricionista.

• ” Quais dores são comuns? “

“Dor nas costas durante a gestação é bem comum entre as grávidas. Muitas mulheres também relatam incômodos nas pernas (dor e peso) principalmente na região inervada pelo nervo ciático, além, claro, dos pés inchados”, informa. O especialista afirma que também é normal uma dor no osso da virilha. “Com o crescimento do bebê e o aumento do peso, o desconforto cresce e pode piorar durante as estações quentes. Se sentir algo fora do usual, é necessário entrar em contato com obstetra”, sugere

Fonte: A Criogênesis, que nasceu em São Paulo e possui mais de 17 anos de experiência com células-tronco, é acreditada pela AABB (Associação Norte Americana de Bancos de Sangue) e certificada pela IQNet NBR ISO 9001:2015. A clínica é referência em serviços de coleta e criopreservação de células-tronco, medicina reprodutiva, gel de plaquetas e aférese, incluindo a diferenciada técnica de fotoférese extracorpórea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.