Higiene Bucal: Porquê Raspar a Língua é Importante?

Durante o sono, nosso corpo trabalha para eliminar resíduos e toxinas desnecessárias para o organismo, os quais se concentram em nossas línguas. É necessário expelir esses resíduos para que o organismo não reabsorva as toxinas novamente.

Problemas respiratórios e digestivos podem ser agravados por falta dessa limpeza regular na língua, porém a Dra. Bruna explica que, o principal prejudicado pela falta da higienização é o hálito.
Essas bactérias presentes nas toxinas, também são as causadoras do mau hálito e da “saburra lingual”, a Dra. Bruna, nossa querida Dentista Antenada explica que, a saburra, popularmente conhecida como língua branca, é formada a partir do acúmulo de células mortas e de muco produzido naturalmente pela boca, gerando condições propícias para a formação e o acúmulo de placas bacterianas, que tem influência também no desequilíbrio no trato gastrointestinal e até mesmo doenças hepáticas ou renais.

A saburra lingual e a halitose, são vistos como um alerta para problemas de saúde mais graves, com o desenvolvimento acentuado das bactérias na boca, a coloração branca ou amarela na língua é uma manifestação clinica de que algo está errado no nosso organismo.


Por isso a Dra. Bruna Conde se preocupa em nos lembrar que podemos evitar todas essas complicações, basta adotar hábitos saudáveis, como por exemplo, saber como higienizar a língua corretamente, sem utilizar força e produtos que pioram a condição, ingerir alimentos que ajudam na limpeza bucal (alimentos que possuem fibra), manter a higiene dos dentes para evitar que transfira para língua, ter hábitos saudáveis e equilíbrio no estilo de vida e ingerir a quantidade de água ideal para cada indivíduo.

Uma higiene bucal adequada é a principal forma de prevenção contra esses problemas, porém é indispensável um acompanhamento odontológico com um especialista no assunto para identificar se é necessário um tratamento mais especifico como por exemplo a laserterapia que auxilia na remoção da saburra já formada.

A Dentista Antenada avisa que, no fim das contas, o mais importante é sempre estarmos alerta em relação a qualidade da nossa higiene bucal, use fio dental, escove bem todos os seus dentes, raspe a língua todas as vezes que escovar os dentes (pelo menos 3 vezes ao dia). São pequenos atos no seu dia a dia que evitarão futuros problemas na sua vida.

Dra Bruna Conde

Cirurgiã Dentista - CRO SP 102038 "Sou uma dentista antenada e busco estar ligada em tudo o que faz bem para a nossa saúde." Há mais de 10...

Veja o perfil completo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.