Verão chegando: confira sugestões de alimentos leves e saborosos para a época mais quente do ano

Nutricionista alerta para o cuidado em ingerir calorias e nutrientes necessários, apostar bastante na hidratação e nas opções alimentares de fácil digestão

 “Projeto Verão” é uma expressão muito comum no Brasil, principalmente durante a primavera, quando os brasileiros começam a se preparar para receber a temporada mais quente do ano.  Nos meses de novembro e dezembro, as buscas pelas consultas nutricionais cresceram 31%, reforçando a preocupação. Mas, além dos aspectos mentais com a aceitação do corpo e autoestima, há diferentes recomendações para o período? Como é possível ter uma alimentação prazerosa e adequada para as altas temperaturas?

Para contextualizar, no inverno sentimos mais fome e tendemos a ingerir uma quantidade maior de calorias porque o corpo gasta mais energia para manter uma temperatura adequada quando exposto ao frio. Já no verão, essas necessidades mudam, o gasto de energia para manutenção da temperatura corporal diminui, mas o mecanismo de transpiração fica mais intenso para regular a temperatura corporal frente ao calor do ambiente.

Como consequência disto, a nutricionista da Amparo Saúde, Amanda Giovannetti, afirma que é muito comum sentir menos fome e mais sede no verão. “Apesar de gastarmos menos energia nesse aspecto de regulação da temperatura corporal, muitas pessoas ficam mais ativas no verão, então é importante ter isso em mente para adequar sua ingestão de alimentos e de água. Alimentos mais calóricos ou gordurosos implicam em uma digestão lenta, o que pode ser ainda mais incômodo no calor. Por isso é essencial ficar atento à ingestão de líquidos e dar prioridade a alimentos leves e ricos em água, como frutas, legumes e verduras.”, explica.

De acordo com a especialista, em casos de sudorese intensa, também é importante repor minerais como potássio e magnésio. “Principalmente em casos de atividade física intensa e prolongada pode ser necessário repor não só água, mas também minerais que eliminamos com o suor. Podemos usar a água de coco natural para isso, por exemplo.”, afirma a nutricionista.

Para ter uma alimentação agradável em altas temperaturas, e sem deixar de lado os nutrientes importantes para o período, a nutricionista selecionou opções leves, saudáveis e cheias de nutrientes para o verão. Confira:

Sorvete de banana com cacau

INGREDIENTES
– 1 banana grande bem madura
– 1 colher (sopa) de cacau
– 1 pitada de canela em pó
– 1 pitada de gengibre em pó
– castanhas picadas para servir

MODO DE PREPARO
1. Descasque a banana e corte em rodelas.
2. Coloque as rodelas em um recipiente com tampa e leve para o freezer para congelar (isso pode levar até 8h).

3. Coloque as bananas congeladas em um processador ou liquidificador, junte o cacau, a canela e o gengibre e bata até formar um creme homogêneo.
4. Sirva o sorvete com castanhas picadas e aproveite!

Pink lemonade com hibisco

INGREDIENTES
– 4 limões
– 2 colheres (sopa) de flores de hibisco secas
– 1 litro de água filtrada
– 2 colheres (sopa) de açúcar ou adoçante conforme necessidade
– gelo para servir

MODO DE PREPARO
1. Lave, seque, corte os limões ao meio e esprema o suco no copo do liquidificador.
2. Adicione o hibisco, a água e o açúcar e bata até que o açúcar esteja dissolvido.
3. Passe a limonada por uma peneira fina, sirva em um copo com gelo e aproveite!

Guacamole

INGREDIENTES
– 4 avocados maduros ou 1 abacate maduro
– 2 tomate maduro
– 1 cebola roxa pequena
– 1 dente de alho pequeno
– caldo de 1 limão
– 2 colheres (sopa) de azeite
– coentro picado a gosto
– sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO
1. Lave e seque os avocados ou abacate, o tomate e o coentro. Com a faca, corte o avocado ou abacate ao meio, no sentido do comprimento, e descarte o caroço. Descasque, corte cada metade em cubos e transfira para uma tigela.
2. Regue o avocado ou abacate com o caldo de limão e amasse com um garfo até formar um purê rústico.
3. Corte o tomate ao meio, descarte as sementes, e corte as metades em cubos pequenos. Pique a cebola em cubos pequenos, rale o alho e pique grosseiramente as folhas de coentro. Junte ao avocado amassado, tempere com o azeite, sal e pimenta a gosto. Misture bem e sirva imediatamente.

Amanda Giovannetti

Nutricionista da Amparo Saúde

Veja o perfil completo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *