Lavagem Nasal Infantil ajuda a Prevenir Complicações Respiratórias no Clima Seco

Pediatras recomendam higienizar as narinas todos os dias com soro fisiológico

Por isso, cada vez mais especialistas têm incentivado a lavagem nasal não mais como uma prática pontual, e sim como um processo terapêutico constante, que deve passar a fazer parte da rotina das famílias que possuem bebês com mais de seis meses e crianças. Mas muitas famílias ainda não sabem como fazer e utilizam por exemplo, seringas com êmbolos que trazem risco ao procedimento. Os êmbolos, além de acumularem bactérias e fungos, podem se soltar nas narinas.
 

A pediatra Dra Thais Barros de Paiva, mãe de três crianças, esclarece a importância da lavagem nasal como medida preventiva. “A higienização rotineira evita o acúmulo de muco, que favorece a entrada de vírus e bactérias que a criança teve contato. Por exemplo, a criança na escola acaba tendo contato com outras que estão adoecidas — os vírus e bactérias circulam pelo ambiente — e alojam nas mucosas. Se a criança chegar em casa e os pais fizerem a lavagem, tira grande parte desses microrganismos, evitando o adoecimento ou melhorando o quadro geral da criança já gripada”, orienta a pediatra que é mãe do casal de Gêmeos de 6 anos, Clarice e Otávio, e do mais novo, Estevão, de 4 anos.


 A Pediatra e Neonatologista da Maternidade Perinatal, Dra Gabriela Facchini, destaca que a lavagem nasal sempre foi um tabu e reforça a importância do procedimento para garantir a saúde das crianças e bebês, principalmente de maneira preventiva:

Os pais sempre tiveram medo e receio da lavagem nasal, muitos até acreditam que a lavagem nasal pode ocasionar otite, que é uma afecção no ouvido. Isso é um mito. Na verdade, a limpeza feita corretamente, previne e diminui as doenças de vias aéreas superiores. A principal complicação de infecção aérea superior em crianças é otite média aguda. Antigamente, a orientação era para lavar quando as crianças estivessem doentes, hoje, essa orientação se estende para várias vezes ao dia, conforme a necessidade, mantendo a higienização das mucosas, fluidificando a via aérea nasal e diminuindo a inflamação local. Aqui no consultório, as mães que lavam diariamente, observam seus filhos com menos quadros respiratórios. Não há limites para a lavagem, seguindo as orientações para cada faixa etária, inclusive para os bebês. Às vezes, a criança produz tanta secreção que chega a drenar pelo canal lacrimal, saindo pelos olhos e muitos pais associam à conjuntivite, mas não é. Isso pode ser evitado apenas com a lavagem”, explica.

Lavagem nasal: saiba como fazer
– Fazer a lavagem nasal diariamente

– Se a criança estiver com o nariz entupido, repetir a lavagem pelo menos duas vezes ao dia, a última antes de dormir

– Incluir o processo na rotina de higiene pessoal (como escovar os dentes)

– Posicionar a criança com a cabeça para frente e levemente inclinada para um dos lados, para a secreção sair da narina – A pressão do jato é suave e contínua para eliminar a sensação de “afogamento”





Nosewash

NoseWash, o primeiro dispositivo de lavagem nasal desenvolvido para a primeira infância -AGPMED - Nascida no Rio de Janeiro há 25 anos, a AGP...

Veja o perfil completo.

Deixe um comentário