Livros Antigos para Mamães

Antigos livros para as mamães – A importância do acesso ao conhecimento

A consulta dedúvidas hoje se processa de maneira bem diferente de antigos tempos como por exemplo a busca de sites de saúde, conteúdos voltados para gestantes e mães, mas há 70, 90 anos atrás era tudo bem diferente. As mulheres que frequentavam a escola não tinham acesso a conteúdo educacional voltado a saúde feminina e em casa muitos assuntos eram proibidos, quando os mais velhos iam conversar a respeito de gravidez, e parto as jovens eram obrigadas a sair dorecinto. A total falta de esclarecimentos causava muitos problemas de saúde tanto para gestante como para os bebês.

Aos poucos médicos começaram a publicar livros sobre o assunto como cuidados “hygienicos” que a mulher grávida deveria ter, no trabalho de parto e no pós-parto e para tal era essencial ter o mínimo de conhecimento sobre o corpo feminino. E além disso como cuidar do seu bebê, higiene, medidas de crescimento, acompanhamento de peso.

A partir dessas ações individuais de estudiosos e médicos, os governos estaduais no caso do Brasil começaram a fazer cartilhas para serem distribuídas em postos de atendimento para que dessa forma as mulheres começassem a ter acesso as noções básicas de saúde para si e seu bebê.

Era assim…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *