O que é Acantose Nigricans e como ela Indica um Problema de Saúde?

Chamamos de acantose nigricans as manchas escuras que surgem principalmente na região do pescoço, virilha e das axilas.

Trata-se de um problema que está relacionado a alterações de caráter hormonal e ao desenvolvimento de resistência à insulina. Por conta dessa particularidade, a acantose pode surgir como resultado da presença de outras condições clínicas, como a SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos), o hipotireoidismo e quadros, especialmente os mais avançados, de diabetes.

A SOP é uma síndrome, ou seja, um conjunto de sinais e sintomas que formam uma condição clínica. Então, para ser diagnosticada com a Síndrome dos Ovários Policísticos, não basta que a mulher apresente um ultrassom com cistos nos ovários, mas deve ter em seu quadro outras alterações, como a resistência à insulina, menstruação irregular ou inexistente (principal sintoma), obesidade, pelos em locais pouco comuns (como costas, rosto e entre as mamas), acne, queda de cabelo e acantose nigricans. Esses sinais e sintomas aparecem combinados, mas a paciente não precisa ter todos eles. Por conta da irregularidade menstrual, a SOP dificulta a concepção e a acantose nigricans pode ser um sinal para essa síndrome, que tem tratamento.

A utilização prolongada de medicamentos anticoncepcionais orais – os quais eu não recomendo para as minhas pacientes -, assim como de alguns corticoides, também pode propiciar o surgimento das ditas manchas.

Após fazer a primeira observação do quadro, eu geralmente peço ao paciente uma série de exames. Nosso objetivo, com isso, é rastrear de onde está vindo a causa, para que possamos agir de maneira direcionada e efetiva, gerando mais qualidade de vida à paciente.

Vale lembrar que a mudança dos hábitos e do estilo de vida pode proporcionar muito mais saúde. A resistência à insulina, condição que pode se tornar diabetes, depende do empenho da paciente para aderir a uma dieta saudável, à prática diária de atividades físicas eficazes, ao abandono do álcool e cigarro e a outras atitudes que promovam sua saúde integral. Apenas assim, ela se verá livre da acantose nigricans.

Dra. Mariana Rosário

Formada pela Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André (SP), em 2006, a Dra. Mariana Rosario possui os títulos de especialista em Ginecolo...

Veja o perfil completo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.