Quais Problemas que os Dentes Tortos Causam?

Além da estética, dentes tortos e desalinhados podem comprometer toda a funcionalidade da boca e ainda por cima auxiliar na alteração do hálito.

Além da estética, dentes tortos e desalinhados podem comprometer toda a funcionalidade da boca e ainda por cima auxiliar na alteração do hálito.
 

Muitas pessoas acabam adiando o tratamento ortodôntico, não dando a devida atenção por se tratar somente de “alguns dentes desalinhados”. Já é hora de mudar esse pensamento, pois esse desalinhamento pode trazer diversas consequências para a saúde oral. Não procure o especialista somente quando a situação chegar em caso emergencial ou quando já estiver sentindo muita dor. Quanto mais cedo buscar a solução para o problema mais fácil poderá ser a resolução.
 

De acordo com a cirurgiã dentista e especialista em saúde bucal e periodontia Dra. Bruna Conde, a razão para os dentes tortos tanto pode ser hereditária como decorrente de outros fatores, como hábitos durante a infância – usar chupeta, mamadeira ou chupar o dedo. O quadro pode ainda ser resultado de respirar pela boca ou de algum problema na arcada dentária causado por um trauma. Outros possíveis motivos para que os dentes mudem de lugar são devido ao ranger, apertamento ou ainda à perda óssea dentária.

Embora a halitose (mau hálito) seja atribuída a higienização oral inadequada, uma dentição desalinhada também favorece o cheiro ruim na boca. “Os dentes desalinhados dificultam a remoção de resíduos de alimentos na hora da escovação. Se tiver resíduos na boca maior a chance de alteração do hálito. “comenta a dentista Bruna.

A especialista esclarece, que quando os dentes estão na posição errada existe uma maior chance de acúmulo de comida. Assim, aumenta a placa bacteriana que causa mau hálito. Como o espaço entre os dentes tortos costuma ser muito estreito, é mais difícil para as cerdas da escova e o fio dental limparem corretamente a região. Dessa forma, a higiene bucal acaba sendo feita de maneira ineficaz.
 

Essas áreas que não são limpas devidamente começam a acumular com o tempo, bactérias e restos de alimentos. Que, se não for removido, a mesma se transforma em tártaro. “O tártaro é a calcificação da placa bacteriana. Além do mau hálito, o quadro ainda pode provocar cáries, gengivite e periodontite.” explica Bruna Conde.


A solução para esse problema varia desde o uso de aparelhos ortodônticos até cirurgia de correções nos maxilares. “É muito importante que você procure um especialista capacitado, que irá diagnosticar qual o melhor tratamento para o seu caso em especifico, para você obter resultados eficazes. É possível manter a saúde bucal e hálito saudável ao longo de toda a vida.” Finaliza Bruna Conde.

Fonte: Dra Bruna Conde – Dentista Antenada:
Cirurgiã Dentista. CRO SP 102038 “Sou uma dentista antenada e busco estar ligada em tudo o que faz bem para a nossa saúde.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.