Revés de Um Parto – Luto Materno

No livro, onze mães falam da avassaladora dor da experiência da partida dos filhos; porém, mais do que falar da morte, essas mulheres falam da vida, honrando a memória daqueles que se foram e mostrando como ressignificar a dor, em vez de lutar contra ela.

Oh, pedaço de mim/ Oh, metade arrancada de mim/ Leva o vulto teu/ Que a saudade é o revés de um parto/ A saudade é arrumar o quarto do filho que já morreu”. Como na música “Pedaço de mim”, de Chico Buarque, a dor da perda de um filho parece a subversão da ordem natural da vida e traz uma experiência de profundo sofrimento.

O livro Revés de um parto – Luto materno organizado pela psicóloga Karina Okajima Fukumitsu, reúne textos de diversas autoras. Nele, Karina e outras dez mães trazem relatos contundentes e emocionantes sobre como vivenciaram a partida de um filho.

Os relatos falam de filhos que morreram de diversas formas e em condições diferentes – no ventre, por suicídio, acidente, desastre, doença crônica e rara, tragédia natural, negligência social, desaparecimento.

Porém, mais do que falar da morte, essas mães falam da vida, para honrar a memória daqueles que se foram e mostrar que não se trata de lutar contra a dor, mas de incorporar a falta ao cotidiano, buscando ressignificar essa ausência.

Além disso, mostram que é possível preservar a existência de quem amamos por meio da perpetuação de seu legado – seja criando grupos de apoio emocional a famílias enlutadas, seja capitaneando projetos ligados a sonhos e ideais de seus filhos.

A mensagem é que a luz da existência daqueles que receberam o título de filhos e filhas deve permanecer, pelas perspectivas da própria Karina Okajima Fukumitsu e das mães convidadas: Amanda Tinoco, Cristiana Jacó, Monteiro Cascaldi, Elaine Prestes, Gláucia Rezende Tavares, Helena Taliberti, Ligiane Righi da Silva, Márcia Noleto, Paula Fernandes Távora, Rosana de Rosa e Sandra Moreno.

Obra fundamental para mães e pais que perderam seus filhos, bem como para sua rede de apoio, parentes e amigos. O prefácio é escrito pela jornalista Maria Manso.

Título: Revés de um parto – Luto materno

Organizadora: Karina Okajima Fukumitsu

Editora: Summus Editorial

Páginas: 120 (14 x 21 cm)

ISBN: 978-65-5549-069-5

Karina Okajima Fukumitsu

Psicóloga, psicopedagoga e Gestalt-terapeuta. Doutora e pós-doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (...

Veja o perfil completo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.