No Dia Mundial da Saúde, Médico Aponta os Principais Cuidados com os Recém-Nascidos

Antonio Condino-Neto, Presidente do Departamento de Imunologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, faz alerta para a importância de manter os bebês saudáveis logo após o nascimento

Um bebê é considerado recém-nascido até o 28º dia de vida. Dentro desse período, pelo fato de serem mais frágeis e também vulneráveis, os recém-nascidos acabam sendo expostos a vários riscos. Os pais precisam ter cuidados redobrados para evitar que possíveis problemas de saúde surjam e se desenvolvam, caso não sejam tratados a tempo.
 

Segundo Antonio Condino-Neto, Presidente do Departamento de Imunologia da Sociedade Brasileira de Pediatria e Coordenador do Laboratório de Imunologia Humana do ICB-USP, os cuidados com os recém-nascidos devem começar antes mesmo do nascimento, sendo um processo gradual até o momento do parto.


Durante a gravidez é preciso se utilizar de cautela para tentar garantir a saúde do bebê. De acordo com Condino-Neto, que também é sócio-fundador da Immunogenic, primeiro laboratório especializado em triagem neonatal dos Erros Inatos da Imunidade por meio do teste do pezinho, algumas atitudes auxiliam nesse processo, como realização do Pré-Natal, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, diagnóstico e tratamento adequado para doenças maternas pré-existentes ou relacionadas à gravidez (diabete gestacional, hipertensão, pré-eclâmpsia, entre outras).

“Os recém-nascidos costumam dar sinais que podem indicar a presença de alguma doença, entre eles estão: febre, falta de ar, diarréia, palidez, cianose, taquicardia, bradicardia, hipoatividade, convulsão, sialorréia, baixo fluxo urinário, sudorese em excesso, hiperemia, entre outros. O choro excessivo deve funcionar como um alerta para suspeitar de dores ou incômodos”, destaca o médico.

São muitos os problemas de saúde que podem acometer um recém-nascido logo no seu primeiro mês de vida. Os bebês estão sujeitos à infecção, problemas nutricionais, desidratação, icterícia, que pode ser normal ou consequência de doenças do sangue ou do fígado, e problemas metabólicos.

Cuidados com os bebês recém-nascidos
 

Para garantir que bebês que ainda estão em seu primeiro mês de vida tenham a saúde no melhor estado possível, alguns cuidados são essenciais, como o aleitamento materno, pois nutre, hidrata e transmite anticorpos e outros fatores imunoprotetores.

O especialista aponta outros cuidados que precisam ser tomados, principalmente no que se refere aos exames e às vacinas. Condino-Neto ressalta que alguns exames são de extrema importância para checar a saúde do bebê. “O teste do pezinho, atualmente ampliado para identificar de 6 para até 50 doenças, já pode ser feito a partir de 48 horas de vida. Dessa forma é possível reduzir significativamente a mortalidade, sequelas, sofrimento e custo social, causadas por doenças congênitas graves”, afirma.

Além do teste do pezinho, outros exames também são fundamentais, como dos erros inatos do metabolismo, do erros inatos da imunidade, teste da orelhinha, teste do olhinho, exame físico completo ao nascimento (visando detectar anomalias congênitas visíveis) e passagem da sonda nasogástrica com aspiração de secreções ao nascimento (visando detectar anomalias do esôfago). Os pais também devem prestar atenção ao calendário de vacinação, levando os filhos para tomar as vacinas, conforme normas do Ministério da Saúde.

Uma questão delicada e que gera preocupação é a transição do recém-nascido do hospital para casa. Neste momento, o primordial é garantir que a mãe receba todo o apoio e suporte para conseguir ter cuidados diretos com o recém-nascido durante o seu período de licença maternidade. “No primeiro mês de vida do recém-nascido é altamente recomendado evitar exposição excessiva a ambientes públicos. E ao notar alguma possível alteração no resultado de exames, como do teste do pezinho, os pais devem procurar prontamente uma unidade de saúde”, finaliza o especialista.


Immunogenic

Immunogenic é o primeiro laboratório especializado em triagem neonatal dos Erros Inatos da Imunidade por meio do teste do pezinho. A empresa ...

Veja o perfil completo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.