Saiba como Deixar a Lancheira do seu Filho mais Saudável

Fevereiro é o mês da volta às aulas e o momento ideal para planejar a alimentação das crianças, de forma saudável e, se possível, com custo que caiba no orçamento familiar

Longe da supervisão dos pais, o ideal é garantir uma boa alimentação na escola, criando opções saudáveis de lanches para as crianças e convidando elas para participar do processo. A nutricionista Natalie Marques explica que o segredo para uma lancheira saudável está na composição de 4 itens principais: frutas, proteínas, líquidos e carboidratos.
 

“Os pais podem montar as lancheiras com alimentos caseiros, evitando os produtos industrializados. As frutas são ótimas para colocar na lancheira, e o ideal é variar as opções ao longo da semana. A proteína pode estar presente com uma porção de ovos, queijo, iogurte e creme de queijo. Pães, panquecas, bolachas ou bolos caseiros são ótimas fontes de carboidratos”, afirma Natalie.
 

Um dos grandes desafios para os pais nas refeições das crianças é incentivar o consumo de alimentos saudáveis. Pacotes de salgadinhos, sucos de caixinha e bolos industrializados podem ser mais atrativos para os pequenos, mas com valores nutricionais muito baixos. Para deixar a lancheira saudável mais atrativa, a nutricionista aconselha os pais a usarem a criatividade. “Compre forminhas com desenhos especiais para cortar as frutas, modelar pães e biscoitos. Formas de cupcakes para bolos e muffins deixam a lancheira com uma carinha especial. Na hora de montar, use a criatividade!”, diz.

Uma dica também é convidar a criança para cozinhar junto. “Bolos, biscoitos e cupcakes podem ser feitos em casa e com a ajuda dos pequenos, o que já é um incentivo por terem participado do processo”, finaliza Natalie.

Receita – Pão de aveia e leite em pó

Ingredientes

  • Ovo (1 unidade)
  • Farinha de aveia (6 colheres de sopa)
  • Iogurte integral (1 colher de sopa)
  • Leite em pó (3 colheres de sopa)
  • Fermento (1 colher de café)
  • 2 fatias de queijo mussarela

Modo de preparo
 

1. Junte todos os ingredientes e mexa bem

2. Faça bolinhas com a mão molhada e recheie com pedaço de queijo

3. Coloque em uma forma e leve ao forno pré-aquecido 180 graus por 15 minutos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.