Você Sabe o Que é Alopecia?

Conheça a doença de Jada, atriz e esposa de Will Smith

Dermatologista e professor do Mackenzie, Anber Tanaka, destaca que o diagnóstico da alopecia é mais comum em pacientes com idade inferior a 40 anos, com predisposição genética multifatorial e com risco maior em pessoas com estresse.

O ator Will Smith perdeu a paciência e agrediu o apresentador Chris Rock após piada sobre a doença de Jada Smith, atriz e esposa do astro de “Um Maluco no Pedaço” (1990). Jada sofre com alopecia, condição que causa perda de cabelo. O episódio aconteceu no último domingo (27), durante a cerimônia do Oscar 2022, transmitida ao vivo.
 

A alopecia areata é uma doença autoimune crônica, caracterizada pelo início rápido de perda de cabelo, que geralmente ocorre no couro cabeludo e na área da barba, mas pode ocorrer em qualquer parte do corpo. As formas mais graves resultam em perda total de cabelo do couro cabeludo (alopecia totalis) ou de todo o corpo (alopecia universalis).
 

De acordo com Anber Ancel Tanaka, chefe do Serviço de Dermatologia Evangélico Mackenzie do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) e professor de Dermatologia da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR), o diagnóstico da doença é mais comum em pacientes com idade inferior a 40 anos (até 80% dos pacientes), com cerca de 50% dos casos se desenvolvendo antes dos 20 anos.

 

“Sua causa é desconhecida, mas provavelmente está relacionada a uma predisposição genética multifatorial desencadeada por fatores ambientais. Além disso, as opções de tratamento são geralmente baseadas na idade do paciente e na extensão da perda de cabelo, levando em consideração a adesão do paciente e o impacto psicossocial da perda de cabelo”, pontua o dermatologista.
 

Apesar de a alopecia não ter origem conhecida, sabe-se que o estresse aumenta o risco de sua ocorrência, portanto, o controle emocional é fundamental. Em relação a números de incidência, Anber Tanaka diz que a doença atinge igualmente tanto mulheres quanto homens, não há diferença significante entre os gêneros.

Fonte : Faculdade Presbiteriana Mackenzie é uma instituição de ensino confessional presbiteriana, filantrópica e de perfil comunitário, que se dedica às ciências divinas, humanas e de saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.