Hambúrguer de Soja

A sojaé uma fonte vegetal de proteína completa, pois contém boa quantidade de todos os aminoácidos essenciais

A soja (Glycine max) é uma leguminosa rica em proteínas. É originária da China e do Japão. A palavra soja vem do japonês shoyu.

Benefícios: é uma fonte vegetal de proteína completa, pois contém boa quantidade de todos os aminoácidos essenciais. É rica em fibras solúveis e insolúveis e também boa fonte de vitaminas do Complexo B (exceto B12), cálcio, potássio, zinco, fósforo, magnésio e cobre. Pode prevenir problemas no coração e alguns tipos de câncer. É pobre em calorias e gordura.
Hamburguer de Soja - Foto: http://br.guiainfantil.com

Ingredientes:
250 g de proteína de soja cozidos
250 g de arroz integral cozido
1 colher de extrato de tomate
1 ovo
Salsinha
1 dente de alho
Azeite de oliva
Sal a gosto
Modo de preparo: triturar e amassar a proteína de soja (escorridos) até conseguir uma pasta ou um purê liso e uniforme. Reservá-la em uma tigela. Em outra tigela, misturar o extrato de tomate, uma colher (sopa) de azeite, a salsa picada, o ovo, o sal, o dente de alho picado e o arroz ou o pão integral despedaçado e embebido anteriormente em leite de soja.
Quando estiver tudo misturado, acrescentar a soja e amassar tudo com as mãos. Dar uma forma aos hambúrgueres e fritá-los em uma frigideira com óleo (de preferência de soja). Também se pode levá-los ao forno para gratiná-las de ambos os lados. Servir os hambúrgueres com purê, molho de tomate ou com salada e batatas fritas.
Conselhos: no lugar do arroz se pode usar 2 rabanadas de pão integral em leite de soja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.