Lasanha Vegetariana com Três Queijos

Ideal para famílias que eliminaram as carnes da dieta

Ingredientes:
 
Molho de Tomate:
3 colheres (sopa) de azeite
1 cebola pequena picada
6 tomates maduros, sem pele, sem sementes, picados
2 dentes de alho picados
400 ml de polpa de tomate
Sal, orégano e pimenta-do-reino a gosto
 
Molho Rosé:
2 colheres (sopa) de margarina
1 cebola pequena, picada
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
500g de polpa de tomate
1 ½ litro de leite
2 colheres (sopa) de catchup
Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto
Recheio de Vegetais:
4 colheres (sopa) de margarina
3 dentes de alho picados
1 cebola picada
2 tomates maduros sem pele, sem sementes, picados
1 xícara (chá) de cenoura em cubinhos
1 xícara (chá) de vagem em cubinhos
1 xícara (chá) de abobrinha em cubinhos
1 xícara (chá) de flores de brócolis
1 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas
Sal, salsinha, cebolinha e pimenta-do-reino a gosto
Para a montagem
1 embalagem de lasanha ao forno (500g)
250g de queijo provolone ralado
250g de queijo mussarela ralada
queijo parmesão ralado
Lasanha Vegetariana com Três Queijos - Foto: dashu83 / Freepik
Modo de Preparo:inicie preparando o molho de tomate. Numa panela média, aqueça o azeite, refogue a cebola e o alho, acrescente os tomates, a polpa de tomate, 1 xícara (chá) de água e deixe cozinhar até desmanchar o tomate. Acerte o sal, tempere com o orégano, a pimenta-do-reino e reserve.
Em seguida, prepare o molho rosé: em uma panela, aqueça a margarina, refogue a cebola e doure a farinha de trigo. Junte o leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Acrescente a polpa de tomate, o catchup e mexa delicadamente. Acerte o sal, tempere com a pimenta-do-reino e a noz moscada, retire do fogo e reserve.
Prepare o recheio de vegetais: em umapanela média, aqueça a margarina, refogue a cebola e o alho, acrescente os tomates, cenoura, vagem, abobrinha, brócolis, azeitonas e 1 xícara (chá) de água e deixe cozinhar até que os vegetais fiquem macios. Acerte o sal, tempere com a salsinha, a cebolinha e a pimenta-do-reino. Retire do fogo e reserve.
Monte a lasanha num refratário grande e fundo:divida o molho de tomate e o molho rosé em 3 partes, as tiras de lasanha em 4 e os queijos mussarela e provolone e o recheio de vegetais em 2. Alterne as camadas de molho, massa e recheio da seguinte forma: molho de tomate, queijos muçarela e provolone, tiras de lasanha, molho rosé, recheio de vegetais, tiras de lasanha, molho de tomate, queijos muçarela e provolone, tiras de lasanha, molho rosé, recheio de vegetais, tiras de lasanha, molho de tomate e molho rosé e finalmente queijo parmesão.
Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (200ºC) por 50 minutos. Para dourar a superfície, retire o papel-alumínio 10 minutos antes de finalizar o tempo.
Dica: para a lasanha ficar perfeita, coloque as tiras sempre entre os molhos e não se esqueça de utilizá-los ainda quentes. Para cada 500g de massa utilize no mínimo 3 ½ litros de molho. Querendo reduzir o tempo de preparo, deixe a lasanha montada por 10 minutos antes de levá-la ao forno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.