Os Principais Hábitos para uma Vida Mais Saudável.

No Mês em que é Comemorada a Data da Saúde e da Nutrição Destacamos – 31.03

Dia da Saúde e da Nutrição: Médico nutrólogo do Hospital IGESP destaca hábitos para uma vida mais saudável

Dias corridos e falta de tempo. Esse é o lema de muita gente. Com isso, não existe saúde que aguente. Contudo, é possível cuidar mais de si mesmo por meio de atitudes simples. No mês em que é comemorada a data da Saúde e da Nutrição, Andrea Bottoni, médico nutrólogo do Hospital IGESP, destaca os principais hábitos para uma vida mais saudável.

1.Alimente-se adequadamente

Isso não significa restrições, nem dietas mágicas. Você pode comer de tudo, basta não exagerar. Deixe seu prato mais colorido, coma mais vegetais e não exagere nos alimentos de origem animal. Procure comer mais devagar e preste atenção nas cores, texturas e sabores dos alimentos.

2. Beba mais água

Cerca de 70% do nosso corpo é composto por água. Quando você ingere pouca água, todo o funcionamento do organismo fica prejudicado. Por isso, beba, sobretudo água, e não outros líquidos ou sucos de fruta. O recomendado é, aproximadamente, 35 ml de água por quilo, no caso da população em geral. Entretanto, essa indicação precisa ser individualizada, principalmente, em casos de patologias. Além disso, se você pratica exercício físico a ingestão de água deve ser maior.

3.Cuide da qualidade do seu sono

Dormir profundamente e descansar é importante, tanto para o corpo quanto para a mente. Quando temos uma noite de sono ruim, geralmente, acordamos cansados, indispostos e de mau humor. A quantidade de sono que alguém precisa para ficar bem pode variar de acordo com a idade e depende de pessoa para pessoa. Entretanto, mais importante que as horas de sono, é a qualidade do sono. O ideal é dormir a quantidade de horas suficiente para acordar com a sensação de que realmente descansou. “Estabeleça uma rotina de sono, estipulando um horário para dormir e para acordar. Se você tem dificuldades para dormir, isso pode te ajudar a ter um sono mais saudável.”

4. Tenha momentos de lazer

Divertir-se e relaxar geram impactos positivos na vida e estão diretamente ligados à melhora do bem-estar. Quando você quebra a rotina com atividades prazerosas e explora outros interesses fica mais fácil lidar com as situações do dia a dia e encarar o tempo de uma maneira mais positiva. “Podem ser momentos agradáveis com a família, amigos, ou relaxar, ler, dançar, correr, conversar, pintar… a atividade que você sentir mais alegria e bem-estar em fazer”, explica Bottoni.

5.Tenha mais contato com a natureza

Estar em contato com a natureza tem um impacto positivo para a saúde. No geral, isso desacelera os batimentos cardíacos e nos coloca em energia contemplativa, que pode nos reconectar com uma maior entrega e experiência positiva. “Se para você é difícil frequentar lugares com mais natureza, a dica é colocar a natureza dentro da sua casa: tenha plantas ou mesmo uma horta em algum espaço da sua casa.” 

Andrea Bottoni, médico nutrólogo do Hospital IGESP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.