Saiba os Riscos das Pastas de Dente de Carvão Ativado.

As pastas de dentes de carvão ativado se tornaram uma grande tendência e vêm sendo muito utilizadas como uma maneira mais rápida e fácil de clarear os dentes.

Pórem, estudos indicam que é desaconselhável a sua utilização. Cientistas concluiram que não existem benefícios comprovados para as pastas de dentes a base de carvão ativado. O Marketing criado, é que essas pastas de carvão tem efeito clareador e são antibacterianas, mas as pesquisas se contrapõem a isso, mostrando que as pastas de carvão podem aumentar o risco de cáries e manchas nos dentes. 

A dentista e especialista Karin Stamer, da clínica odontológica Eclinic Odontologia esclarece de vez essas dúvidas. “ Dentre 50 pastas de dente de carvão ativado, as pesquisas revelam que apenas 8% contém flúor. Isso mostra que oferecem uma proteção mínima e limitada contra cáries. Além de não apresentarem propriedades clareadoras e antibacterianas, há um risco extra. Pastas de dente de carvão ativado são abrasivas, isso pode trazer desgastes para o esmalte dentário, gerar recuo das gengivas e provocar sensibilidade dental.” explica a Dra. Karin.

A Dra. Karin Stamer, da Eclinic Odontologia comenta que as pesquisas mostram que as pastas dentais à base de carvão vegetal podem trazer prejuízo à saúde bucal, especialmente pelo fato de não conter ingredientes essenciais à proteção contra as cáries. Um creme dental deve conter entre 1.350 a 1.500 ppm de flúor para proteger os dentes contra as cáries, e muitas das pastas a base de carvão não contém flúor nesse nível. Dessa forma os usuários estão mais expostos aos riscos de desenvolvimento de cáries.

É de extrema importância que os consumidores verifiquem os ingredientes nas embalagens das pastas dentais de carvão se optarem por usá-las. “É fundamental e imprescindível que ao menos elas incluam flúor, cálcio e fosfato para o fortalecimento e a proteção do esmalte e da saúde dos dentes.” argumenta a Dra. Karin da Eclinic Odontologia.

A Dra. Karin alerta, as pastas dentais de carvão não são a solução para quem busca um sorriso perfeito, os riscos que apresentam são muito maior. Uma pessoa preocupada com manchas ou dentes amarelados, devem consultar um dentista especialista e capacitado em resolver concretamente e de forma segura esse problema. 


Dra. Karin Stamer Janikian

CRO: 48859 ECLINIC ODONTOLIGIA Ortodontista e Especialista em Harmonização Orofacial Graduada em Odontologia pela Universidade Paulista – ...

Veja o perfil completo.

Um comentário sobre “Saiba os Riscos das Pastas de Dente de Carvão Ativado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.